PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis regulamenta Política de Dados Abertos

Transparência pública para as ações do governo

Lei de Acesso à Informação - Imagem ilustrativa

Teresópolis, 13/03/2023 - Teresópolis deu mais um passo para o avanço da transparência pública aproximando o cidadão com as ações do governo. De acordo com a legislação atual, o acesso à informação deve se pautar na criação de mecanismos de transparência, cabendo a todos os órgãos públicos a responsabilidade de disponibilizar os dados para todo o cidadão.

O município de Teresópolis regulamentou a Lei de Acesso à Informação através do Decreto Municipal nº 5.921, de 22 de fevereiro de 2023, que consolida a Política de dados abertos no município.

A Política Municipal de Dados Abertos é um importante mecanismo para contribuir para o aumento da transparência do governo, na criação de instrumentos públicos para melhores possibilidades de controle social das ações governamentais.

Dentre várias atribuições de legitimidade no acesso à informação, a Política de Dados Abertos terá os seguintes instrumentos e ações para centralização dos dados públicos a serem divulgados, sendo pilares, o Diário Oficial Eletrônico; o Portal de Transparência e o Portal de Dados Abertos; o Portal de Dados, Informações e Estudos intitulado DataTerê; o Catálogo de Atos Oficiais do Município e os Portais Institucionais da Prefeitura de Teresópolis e suas respectivas estruturas.

Operacionalizada pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e supervisionada pela Secretaria Municipal de Controle Interno, a Política Municipal de Dados Abertos terá como foco zelar pela promoção de publicações contidas em bases de dados de órgãos e entidades da administração pública municipal para a construção de efetiva participação ativa e democrática, atuando na garantia da melhor oferta de serviços públicos para o cidadão, além da preservação da integridade da segurança da informação.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2023
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui