PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Programa de educação ambiental em Teresópolis

Mobilização de todos os setores da sociedade

Educação ambiental - Foto ilustrativa

Teresópolis, 28/02/2023 -  O Diário Oficial da sexta-feira, 24/02, publicou o Programa Municipal de Educação Ambiental pelo decreto nº 5.909, de 2023.

O programa é uma importante ferramenta integrada à Política Municipal de Educação Ambiental - PMEA nº 3017/2011 e orientado pelo Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. O objetivo é promover a mobilização e engajamento de todos os setores da sociedade para a construção da cidadania, consciência crítica e tomada de atitudes, entorno dos cuidados sobre os espaços naturais, biodiversidade local e inclusão social.

O início de sua construção, de cunho participativo se deu em 2021, através das discussões pela Câmara Técnica do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - CONDEMA, gerou a construção de um texto-base formalizado pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA), sendo composto por representantes das seguintes secretarias municipais: Meio Ambiente, Educação, Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e conselhos: Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRST).

Durante o segundo semestre de 2022, as consultas públicas foram ministradas pela educadora Cristina Lydia junto ao GTEA. O setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente também auxiliou durante as mediações dos encontros. Com a ideia de aproximar a sociedade para esta construção, diferentes grupos sociais participaram da construção do documento por meio de discussões, de análises ponto a ponto e de contribuições com base nas suas percepções e realidades.

A apresentação, a justificativa, as diretrizes, a missão, os objetivos, as metas, o público-alvo, as linhas de atuação, as estratégias para execução em âmbitos formal e não formal, como também o seu financiamento, foram os principais assuntos discutidos e descritos no texto do programa.

Nas etapas finais do processo foi realizada última consulta pública no Teatro Municipal da Prefeitura para a consolidação e aprovação dos textos produzidos pelos grupos sociais. Logo, com a avaliação e aprovação da Câmara Técnica do COMDEMA e avaliação da Procuradoria Geral, todo o processo de sua produção foi culminado em decreto publicado em Diário Oficial.

“Este último momento será de fato um grande mérito à Política da Educação Ambiental em nosso município, dando visibilidade a sua valorização e também ao reconhecimento de recursos necessários que sustentem o seu exercício e desenvolvimento”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Flávio Castro.

A educadora Cristina Lydia relatou a sua experiência vivenciada durante o processo. “Foi um processo participativo de fato, com uma variedade de participações tanto técnicas dos educadores ambientais da região, das universidades, e dos conselhos como das organizações sociais, redes, coletivos e associações de moradores. Foi uma conquista para Teresópolis uma política pública com construção de fato participativa. Sigamos agora na implementação prática dessas diretrizes nos trabalhos de Educação Ambiental no município”.

Luciana Bárbara, educadora ambiental da SMMA, também comentou a sua percepção sobre o ProMEA. “A inserção do conhecimento e respeito ao meio ambiente é fundamental para toda a sociedade entender a importância do cuidar, defender e respeitar as normas e regras ambientais, com o intuito de diminuir os conflitos dos nossos territórios. Educação Ambiental é coisa séria, devendo ser praticada da melhor forma possível. O programa é de fato uma grande conquista para a nossa política municipal.”

A educadora ambiental, Victória Canto, também contribuiu. “Acredito que o ProMEA será uma importante ferramenta para direcionar os diferentes trabalhos de Educação Ambiental no município. Vivenciar este processo me trouxe importantes experiências sobre a participação social, pois o trabalho não conseguiria ser realizado de forma isolada, sem a percepção das realidades que representam as diferentes vertentes sociais. Agradeço aos participantes por enriquecer esta política tão importante”.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2023
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui