PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis estuda a criação de Banco de Alimentos

Prefeitura e entidades de fomento do setor agrícola

Criação do Banco de Alimentos Municipal de Teresópolis em estudo - Foto AsCom PMT
Teresópolis, 09/08/2019 -
Visando criar o Banco de Alimentos Municipal de Teresópolis, representantes da Prefeitura de Teresópolis, da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Emater-Rio, Ceasa e Unacoop (União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro) se reuniram nesta quarta, 07/08, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Representantes do Sindicato dos Produtores Rurais, do Sindicato dos Produtores Rurais Familiares, da Cooperativa de Produtores de Vieira e da Associação Agroecológica também participaram do encontro. Durante a reunião foram sugeridas formas de aumentar as oportunidades de compras para os produtores rurais do município no Ceasa e na Conab.

Uma das iniciativas é a criação do Banco de Alimentos Municipal de Teresópolis, com a adoção da metodologia a Compra com Doação Simultânea, da Conab.

Compra com Doação Simultânea

Uma das maneiras de promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e as demandas locais de suplementação alimentar, além fomentar o desenvolvimento da economia local, é a Modalidade Compra com Doação Simultânea, um dos programas da Conab.

A iniciativa tem a função de estimular a produção da agricultura familiar, apoiando a comercialização por meio da aquisição de alimentos para doação às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por entidades socioassistenciais, e abastecendo equipamentos públicos de alimentação e nutrição – restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos.

Os alimentos adquiridos são doados às entidades da rede socioassistencial (tais como: Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP), equipamentos que ofertem o serviço de acolhimento e entidades de assistência social), aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional (restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos) e, à rede pública e filantrópica de ensino.

A próxima reunião do grupo está prevista para o final deste mês, com data e local serem definidos.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2019
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui